0

Meu Carrinho

Últimas

Notícias

Alexa avança para automóveis. Amazon permite que montadoras integrem a assistente

08.03.2021

Na sexta-feira (15) a Amazon anunciou uma novidade que interessa diretamente o mercado de rádio. A empresa passou a permitir a inclusão da Alexa nos sistemas de infoentretenimento das montadoras automotivas. Ou seja, será possível contar com a assistente com inteligência artificial como ferramenta padrão nos carros que optarem pelo sistema. A Fiat Chrysler é a primeira a anunciar publicamente que terá a Alexa em seus automóveis.

A integração acontece através da plataforma Alexa Custom Assistant, que permite a adaptação da assistente da Amazon nos dispositivos embarcados pelas montadoras. E, segundo o portal Tecnoblog, o projeto anunciado pela Fiat Chrysler está no início, sem a divulgação de como a assistente da Amazon trabalhará em seus sistemas multimídias/infoentretenimento.

Uma coisa é fato: o movimento da Amazon não é isolado. Empresas donas de assistentes concorrentes, como Google e Apple, também esperam fazer com que os fabricantes de automóveis integrem suas tecnologias aos sistemas de infoentretenimento no carro, segundo reportagem veiculada pela norte-americana CNBC.

"A verdadeira maneira de você querer interagir com um assistente de voz em seu carro é instalá-lo", disse o chefe de dispositivos da Amazon, Dave Limp, à CNBC na sexta-feira (15). A empresa já contava com um dispositivo chamado Echo Auto desde 2018, que também permitia essa integração.

O que isso pode significar para o rádio?

Os sistemas de infoentretenimento e multimídia dos automóveis é um local onde o rádio FM/AM costuma reinar como opção de mídia, principalmente em países como os Estados Unidos, onde a audiência está totalmente atrelada aos deslocamentos diários da população.

A entrada da Alexa e de outros assistentes com inteligência artificial amplia o leque de opções de serviços e mídia para os usuários dos automóveis. E isso é sempre lembrado como uma preocupação relevante para o setor, conforme debates realizados nos últimos congressos da NAB Show, nos Estados Unidos.

De qualquer forma, os assistentes também estão ajudando a popularizar o rádio nas residências, sendo uma espécie de 'novo rádio', já que se conectam facilmente ao streaming das estações. E a população tem usado com frequência os dispositivos para esse fim. E é possível que essa integração via Alexa Custom Assistant possa ocorrer com outros serviços do infoentretenimento dos veiculos, como o próprio rádio FM/AM.

A Alexa também está envolvida no desenvolvimento da criação de entrega de publicidade personalizada e interativa através do streaming de rádios, conforme relatado anteriormente pelo tudoradio.com.

Comandos de voz em veículos

Usar comandos de voz para obter acesso rápido à funções oferecidas no infoentretenimento de um automóvel não é algo novo. Alguns modelos contam com seus próprios assistentes, onde também é possível interagir com o receptor de rádio, utilizando inclusive dados do RDS das estações. 

E, para aqueles equipamentos multimídias que contam com CarPlay (Apple) e AndroidAuto, os respectivos assistentes dessas empresas ficam disponíveis nos automóveis, mas neste caso ainda é preciso a presença do smartphone do usuário. A ideia do Alexa Custom Assistant é justamente embarcar o assistente de forma nativa e personalizada.

Fonte: Tudoradio

Leia

Também

Estudo mostra que confiabilidade no veículo trans...

08.03.2021

Rádio Digital vêm registrando rápido cresciment...

08.03.2021

Relatório aponta que streaming de música represe...

08.03.2021


Compartilhar