0

Meu Carrinho

Últimas

Notícias

Empresa de transmissores realiza testes em transmissor digital em OC no sistema DRM em Porto Alegre

18.09.2020

A empresa BT Transmitters realizou os primeiros testes com um transmissor digital que transmite em Ondas Curtas. A iniciativa ocorreu na sexta-feira (11) e operou no sistema Digital Radio Mondiale (DRM), conjunto de sets de radiodifusão sonora de rádio digital desenvolvido pelo consórcio Digital Rádio Mondiale usando as frequências e concessões outorgadas às transmissões de Amplitude Modulada (AM) e Frequência Modulada (FM) e ondas curtas. O DRM é o padrão de rádio digital terrestre europeu, tecnologia que tem se expandido em diferentes países da Europa e da Ásia. 

O equipamento que foi utilizado para o teste operou no sistema Digital Radio Mondiale (DRM), com potência de 2,5 kW e transmitirá na faixa de 25 metros. O sistema DRM oferece som de alta qualidade e também envia imagens, como mapas do tempo, avisos, manchetes, comerciais, nome das músicas recém tocadas e outras informações. 

Segundo informações da empresa, a construção do transmissor DRM é fruto de parceria entre a BT, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a Universidade de Brasília (UnB). No mês passado, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela Rádio Nacional da Amazônia, realizou pregão para compra de 10 transmissores de rádio, entre eles dois de 100 kW para a Nacional da Amazônia, que transmite em ondas curtas e tem grande audiência nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. 

As transmissões em DRM iniciaram em 2003, fruto de um consórcio formado por BBC, Voice of America, Deutsche Welle, Radio France Internationale, NHK, Radio Netherlands, Voice of Nigeria, entre outras, e fabricantes de transmissores e receptores. O DRM usa código aberto e pode ser modificado para se adaptar às condições de cada país. O sistema vem sendo testado e tem se desenvolvido em diversos países. A Índia é o país com maior número de emissoras DRM em ondas médias, curtas e FM.

Fonte: Tudoradio

Leia

Também

CNN Rádio estreia dia 5 de outubro na Transamérica

18.09.2020

SulAmérica Paradiso FM lança aplicativo que poss...

18.09.2020

AESP anuncia mais convidados para seu projeto de l...

18.09.2020


Compartilhar